Facebook

MENU

terça-feira, 19 de março de 2013

Obama volta a cobrar o Irã por causa da questão nuclear

Em mensagem pelo Ano Novo persa, Obama pede ao Irã que tome medidas "imediatas e significativas" sobre seu controverso programa nuclear''

 Dois dias antes de partir para sua primeira visita a Israel desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 2008, Barack Obama pediu ao governo iraniano que tome medidas “imediatas e significativas” para resolver a tensão provocada por seu programa nuclear. Assim como tem feito todos os anos, o presidente enviou um comunicado no dia da festa de Nowruz, celebração do ano novo no país.

"Os líderes do Irã dizem que seu programa nuclear é para pesquisas médicas e eletricidade. Até o momento, no entanto, eles não foram capazes de convencer a comunidade internacional de que suas atividades nucleares são exclusivamente para fins pacíficos", disse.

Obama ressaltou que seu país prefere uma solução pacífica e diplomática para a disputa e espera que o Irã esclareça as dúvidas sobre a verdadeira natureza de seus trabalhos com energia nuclear. "Desde que assumi minhas funções, submeti uma proposta ao governo iraniano: se respeitar suas obrigações internacionais, poderá haver novas relações entre nossos dois países e o Irã poderá recuperar o lugar que lhe corresponde no seio da comunidade de nações", declarou Obama. O presidente americano destacou que os iranianos pagam um preço alto pelas sanções econômicas impostas ao país porque seus dirigentes não querem tratar do tema.

Durante a permanência de Barack Obama em Israel, a questão deve ser um dos temas prioritários de sua agenda, ao lado da questão palestina e da guerra civil na Síria.

Na última sexta-feira, ao anunciar os planos americanos de ampliar sua defesa antimísseis, o chefe do Pentágono, Chuck Hagel, mencionou a ameaça representada pela Coreia do Norte e pelo Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário