O topônimo "Aracaju" tem origem na língua tupi, através da junção dos termos gûyrá ("pássaro") e akaîu ("caju"), significando, portanto, "caju de pássaros"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiGQC0J9oMpPUfYLSZwOLOxyi-fhIrnNPW7x8bVVMGe-xixNTv0QtQWZ2C_fpBTImN7FLDv310cpoZlPtSdLNYdh3zH7oo98ADcxwGx0bcnwS2JV9SozOWmf29fnZBzrW0zb0vH_le6Oo/s1600/images089.jpg)
A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da Capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro (a primeira foi Teresina, em 1852); seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.
Tratando-se de religião, a grande parte da população de Aracaju pratica o Catolicismo, sendo esta a religião predominante no estado, onde esta é administrada pela Arquidiocese de Aracaju e pelas Diocese de Estancia e Propriá. A Igreja Católica atua no Estado em diversas áreas umas delas são as áreas educacionais, socio culturais e religiosas. De acordo com os dados do Novo Mapa das Religiões, feito pela Fundação Getúlio Vargas com dados de 2009 da Pesquisa de Orçamento Familiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 72,26% da população de Aracaju se identifica como católica, 4,18% como evangélica pentecostals, 9,23% outras evangélicas, sem religião (podendo ser ateus, agnósticos, deístas) 7,64%, espírita 3,25%, afro-brasileira 0,11%, outras 3,09%.
Um estudo genético revelou que a ancestralidade das pessoas em Aracaju é 62% europeia, 34% africana e 4% indígena.
A expectativa de vida é de 68,72 anos.
Atualmente, a cidade tem 62 quilômetros de ciclovias.
Sobre o rio Sergipe, foi construída a Ponte Construtor João Alves, ou ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros (cidade construída na Ilha de Santa Luzia).
O projeto original é bastante arrojado para os padrões locais e segundo informava o portal oficial do governo do estado, essa é a segunda maior ponte urbana do país, sendo a maior do Nordeste.
IDH de nível médio, comparável ao da Rússia (62º do mundo).
Esperança de vida comparável à de Bielorrúsia (113ª do mundo)
Mortalidade infantil comparável à do Quirguistão (76ª mais elevada).
O clima é quente e úmido, com período chuvoso de março a agosto. A temperatura média anual é de 26 °C
Nenhum comentário:
Postar um comentário